Notícias

Zoo de São Bernardo recebe carcará e filhotes de cão do mato para tratamento

O Zoológico Municipal de São Bernardo, referência em preservação da fauna e educação ambiental, recebeu nesta semana novos animais para tratamento. Um carcará e três filhotes de cão do mato foram encaminhados ao ambulatório da unidade após serem resgatados pela Polícia Militar Ambiental.

Os três filhotes de cachorro do mato – duas fêmeas e um macho, com cerca de 30 dias de vida – chegaram ao local na quarta-feira (24) e não têm condições de retorno à natureza por serem muito jovens e dóceis, o que os tornaria presas fáceis. Já o carcará, ave de rapina da família dos falcões, chegou na quinta-feira após sofrer ferimentos provocados por linha de pipa com cerol. O filhote tem menos de um ano e apresenta fraturas nas penas da asa, mas sem lesões ósseas, o que indica possibilidade de futura reabilitação e soltura.

“O carcará foi medicado e ou por exames clínicos. Já os filhotes de cão do mato estão saudáveis, mas seguirão sob cuidados”, explicou Marcelo Gomes, veterinário do zoológico.

Além de abrigar animais, o Zoo também atua como centro de tratamento de fauna silvestre vítima de maus-tratos. Denúncias podem ser feitas à GCM Ambiental pelo 153, à Dicma pelo 4330-6007 ou à Polícia Militar pelo 190.

Localizado dentro do Parque Estoril (Rua Portugal, 1.100 – Riacho Grande), o Zoológico abriga atualmente 350 animais de 90 espécies diferentes em 32 recintos adaptados.

O prefeito Marcelo Lima destacou a importância do trabalho da equipe. “Graças à dedicação dos profissionais, cerca de um terço dos animais resgatados consegue ser reabilitado e devolvido à natureza”, afirmou.

Balanço 2025
Neste ano, o Zoo já acolheu 94 animais resgatados, entre eles tucano-de-bico-verde, gavião-pombo, jacu, pica-pau, garça, gambás, urubus e diversas espécies de aves. A população pode acionar a GCM ao encontrar animais silvestres fora de seu habitat natural.

Compartilhe!