A Prefeitura de São Bernardo promove neste sábado (26) mais uma edição da Caravana da Saúde no Parque, iniciativa voltada à promoção da saúde e bem-estar da população. O evento será realizado das 9h às 15h, na Chácara Silvestre, com o gratuito e sem necessidade de agendamento.
Durante o dia, os visitantes terão o a diversos serviços e atividades de saúde, como avaliação para detecção de câncer bucal, vacinação contra a gripe (destinada ao público-alvo), testagens rápidas de HIV e sífilis, além de sessões de massagem.
A programação inclui também práticas de relaxamento, exercícios respiratórios e atividades corporais conduzidas pela equipe do programa De Bem com a Vida. Crianças poderão participar de jogos e atividades lúdicas com apoio de uma equipe multiprofissional, enquanto os pais terão o a orientações sobre saúde cardiovascular. Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) contarão com programação adaptada e inclusiva.
Um dos destaques será o Projeto Pequenos Doutores, minicurso sobre atuação médica voltado para crianças e adolescentes, com início às 14h. Paralelamente, será realizada uma roda de conversa com pais e responsáveis sobre temas relacionados ao cuidado com a saúde dos pequenos.
A programação inclui ainda a confecção de garrafinhas sensoriais, em quatro sessões de 30 minutos cada, às 9h, 11h, 13h e 14h, voltadas a pessoas com TEA.
A Caravana também contará com uma exposição de produtos do projeto Nutrarte (Núcleo de Trabalho e Arte), que desenvolve oficinas terapêuticas e iniciativas de geração de renda para a população.
Para o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, eventos como este são essenciais para garantir o cuidado preventivo com a saúde. “Desde que o prefeito Marcelo Lima assumiu a gestão, conseguimos avançar nos mutirões para reduzir a fila de consultas e exames. Mas é fundamental também reforçar a importância da prevenção, com atividades físicas, vacinação e avaliações periódicas”, destacou.
Dia D contra a Dengue na Praça da Matriz
No mesmo dia, a população poderá se vacinar contra a gripe também na Praça da Matriz, das 9h às 17h, durante o Dia D contra a Dengue. Além da imunização, o evento contará com orientações do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) sobre o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, além de dicas para evitar a proliferação de outros animais que representam riscos à saúde pública.